Identificar e mapear o perfil comportamental e os fatores
estruturantes da personalidade dos executivos a serem contratados é um
dos pontos importantes para que fraudes sejam evitadas, mas a tecnologia
é que pode oferecer um maior controle de todas as movimentações.
Press release DINO por Robinson Oscar Klein (*)

Uma pesquisa elaborada pela HSD Consultoria em RH e pela Orchestra Soluções Empresariais sobre o perfil comportamental de profissionais que ocupam cargos de comando em médias e grandes empresas apontou crescimento do número de executivos com desvio de caráter nos últimos cinco anos. No levantamento atual, realizado a partir de 3.500 processos de avaliações comportamentais feitas entre 2014 e 2017, 27% demonstram desvio de conduta que resultam em potenciais riscos para as empresas onde atuam. O anterior, de 2013, 20% de 5 mil avaliações realizadas identificavam esse perfil.
Identificar e mapear o perfil comportamental e os fatores estruturantes da personalidade dos executivos a serem contratados é um dos pontos importantes para que fraudes sejam evitadas, mas a tecnologia é que pode oferecer um maior controle de todas as movimentações. Os softwares de gestão empresarial, além de atuarem como sistemas antifraude, podem apontar quebras de padrões que ajudam a identificar outros tipos de desvios. Esses sistemas ainda permitem identificar tendências de mercado, elemento fundamental para a tomada de decisões.
O uso da tecnologia de forma preventiva reduz o risco do fator humano, que busca agir de acordo com os próprios interesses. Neste sentido, os sistemas devem ser projetados para rastrear as operações e seus responsáveis. Podem, por exemplo, bloquear alterações de regras de negócios, preços e outros, evitando que as políticas da empresa sejam burladas ou ocorram em desacordo com a legislação. Esses softwares, por meio da restrição de acesso, delimitam e registram os responsáveis para cada tipo de movimentação e impedem, entre outros, movimentações com valores divergentes, vendas sem emissão de documentos fiscais, o que garante a idoneidade das operações da empresa.
A inteligência artificial tem se mostrado um grande aliado nesta área, podendo ser aplicada em diferentes áreas de negócios, acompanhando as operações e tendências e revelando uma série infindável de dados antes ignorados por gestores. A tecnologia se tornou fundamental para a estratégia de negócios, redução de riscos e ganho de competitividade pelas organizações.
(*) Robinson Oscar Klein é o responsável pela área de sistemas e tecnologia da Orchestra Soluções Empresariais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário