sexta-feira, 10 de março de 2017

E-Sports: competições reais

Ainda há uma grande discriminação no que diz respeito aos e-sports: os esportes eletrônicos. Para quem não sabe, eles culminam nas competições profissionais de jogos eletrônicos, que acontecem por todo o mundo há anos. Recentemente, os e-sports ganharam muito mais reconhecimento, mas as competições já existiam desde os anos 80, quando os games se popularizaram. Ainda que muitos não gostem de usar o nome “esporte” para se referir a esta modalidade, é indiscutível que ela esteja crescendo cada vez mais e movimentando bastante o mercado. Podemos fazer a comparação com o Xadrez, pois também trata-se de um esporte que usa a mente ao invés da força física, mas nunca se discute se realmente é ou não é um esporte, porque é.



Para citar alguns exemplos, um estudo promovido pela empresa Newzoo apontou que, em 2016, os lucros no mercado mundial de esportes eletrônicos ultrapassaram os 400 milhões de dólares. Eles ainda afirmam que, até 2019, é provável que esse número passe de 1 bilhão de dólares. Em 2015, o público do e-sports já era de mais de 200 milhões de pessoas, e o número não para de crescer.

Não são só as companhias que lucram com esse sucesso. Os cyber atletas, que dedicam seu tempo e experiência em torneios internacionais de alguns jogos eletrônicos, conseguem faturar milhões. Os nomes mais bem pagos do e-sports atualmente incluem Chen “Hao” Zhihao, Zhang “xiao8” Ning e  Jiao “Banana” Wang, todos com mais de 1 milhão de dólares na conta. Isso porque todos eles são do time chinês Newbee, que venceu o Torneio Internacional de 2014, com um prêmio de mais de 10 milhões de dólares (aproximadamente 30 milhões de reais). Outros jogadores, mesmo em outros torneios ou sem títulos vencedores, também conseguem ganhos impressionantes em grande competições.

Outro ponto que prova a expansão dos e-sports é a inclusão dos mesmos nas programações de canais reconhecidos de esportes, como o SporTV ou a ESPN. Na última década, as principais transmissões dos torneios ocorriam via streaming, pelo Twitch TV, que se tornou referência para o gênero. Entretanto, reconhecendo o crescimento desse segmento, alguns canais passaram a incluir os e-sports e conseguir mais uma boa fatia de audiência.

Os jogos mais famosos nas competições mundiais são League of Legends (LOL), DotA 2, Counter-Strike: Global Offensive e StarCraft II.

Maiores times brasileiros de e-sports: Big Gods, CNB eSports, INTZ eSports, KaBuM! eSports, Keyd Stars, Operation Kino, paiN Gaming e Red Canids,

Nenhum comentário:

Feliz 2021

Fala pessoal, o blog ta parado, mas vamos deixar aqui o Feliz Ano Novo que 2021 seja excelente para todos. Sempre com Deus Não esqueçam d...