quinta-feira, 21 de julho de 2011

Como não fazer na aquisição de novos clientes!

Bom galera, este post vai com algumas instruções no ambito empresarial
de aquisição de novos clientes, neste post usarei como exemplo um
atacado seja ele de qualquer tipo que atende a pequenas e médias lojas.
____________
Bom, certa vez vi uma empresa trabalhando da seguinte forma quando da
entrada de um novo cliente.
antes de qualquer coisa a recepção ja questionava sobre a empresa do
cliente e etc....
depois encaminhava o clientre ao setor de cadastro se este estivesse de
posse do contrato social, caso contrario deveria envia-lo via fax, e
então fazia toda consulta referente ao cadastro e se este estivesse ok,
ai sim o cliente era passado para um vendedor e iniciava o processo de
compra.
Porque esta maneira esta errada?
Porque a empresa esta "peneirando" clientes ruim para dentro e
"espantando" bons clientes, pelo simples fato de aqueles que não tem
crédito suportam estas burocracias, mas aqueles que possui crédito
aberto e compram em diversos locais vai atras de um outro atacado que
possua menos burocracia.
Ta Arthur, mas então siginifica que deve vender para qualquer um?
Claro que não, mas minha sugestão é que ao invés de se utilizar uma
"peneira" na entrada, utilize um "funil" na saida.
Ou seja, atenda o cliente normalmente logo de cara, passe a um vendedor
e de o melhor atendimento possivel sempre e durante a compra ou em sua
conclusão faça a verificação que se tem que fazer, os bons clientes
passarão pela faze final sem problemas e os clientes ruins serão
negativados e ja estão acostumados a isso, logo por mais que de mais
trabalho para a empresa porque pode efetuar atendimentos que não sejam
concluidos, o criterio de filtro retem muito mais bons clientes perdendo
somente os que realmente não interessam a empresa.
e temos que acreditar que os bons são maioria.

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