terça-feira, 3 de março de 2009

Aumentando o ROI em Links Patrocinados

Links Patrocinados

Como otimizar seus links patrocinados para obter melhor conversão em lojas virtuais?


Bom, esta é uma questão essencial pois a conversão em lojas virtuais se dá com a compra de um produto por um determinado consumidor, diferentemente de outros tipos de sites. É essencial termos em mente que conversão é o objetivo do site. Caso um site seja de notícias a conversão é o visitante ler as notícias.


Então para um e-commerce de nada vale o visitante entrar e não comprar, mas isso também pode ser um engano pois é claro que é importante a visitação da loja mesmo que sem compra para a divulgação da mesma, porém essa visitação necessitamos focar na busca natural e outros generos, aquela visita que teoricamente pagamos por ela, precisamos do foco na venda, logo existe uma necessidade de otimizar os anuncios em links patrocinados para que este exerça as maiores conversões possíveis. Aqui será ensinado a melhoria da qualidade do anúncio no quesito foco para links patrocinados e a busca por verdadeiros consumidores daquele produto através de palavras – chaves.



Objetivo: Focar o anúncio para os clientes que desejam comprar realmente o produto a ser anunciado.


Forma: Anúncio por produto e não genérico, anúncios genéricos tendem a trazer diversos tipos de visitantes baixando a taxa de conversão, exemplo: se seu desejo é vender carros e você adiciona a palavra-chave carros, diversos visitantes que virão para seu site não estarão necessariamente atrás de adquirir um carro, talvez estejam buscando apenas informações sobre um determinado veículo, peças etc... e aí foi um gasto sem a concretização de venda. Vale lembrar mais uma vez, que é claro que toda visitação é bem-vinda para fixar a existência do site. Mas os orçamentos voltados a venda deve ser focado em conversões.


A ordem do plano de mídia e como investir em links patrocinados você já deve ter em mente, não será abordado aqui por exemplo a ordem de inserção nos programas de links patrocinados, mas sim o conteúdo fundamental.



A qualidade do Anúncio


A idéia principal é fazer do buscador um comparador de preço. Ao invés de colocar algo genérico do seu site de e-commerce, focalize em um produto ou vários, vamos ao exemplo prático:

Necessitamos vender uma bola de futebol da marca penalty modelo: xxx


Um anúncio genérico que não é nosso objetivo agora seria: Bolas é na XYZ virtual – diversos tipos de bolas para esporte você encontra aqui.



A bola objetivo de venda tem o preço de R$ 51,00

Então um anuncio para captação de conversão para esta bola seria algo como: Bola Penalty modelo xxx – por apenas R$51,00 você encontra na XYZ Virtual.


Tendo em mente que a loja exemplo chama-se XYZ Virtual, neste anuncio o consumidor que olha-lo e clicar já vai interessado e sabendo que trata-se de uma bola penalty do modelo xxx, que custará R$ 51,00 e em qual loja esta acessando tornando-o muito mais objetivo.


Após qualificar o anuncio teremos a necessidade de otimizar as palavras chaves, pois caso este anuncio apareça para uma pessoa que só procure bolas, por exemplo uma pessoa digita na busca bola e este anuncio aparece, logo a conversão poderá continuar baixa, pois um visitante poderá clicar apenas para ver o que é e não necessariamente com vontade de comprar embora isso possa ocorrer por impulso o que não é nosso objetivo agora. Então é necessário identificarmos as melhores palavras – chaves para o nosso anuncio.



Palavras – Chaves


Então precisamos também focar a palavra – chave, não basta utilizar a ferramenta de palavra chave do google e verificar aquelas com maior procura, pois neste caso você teria bastante visitação mas conversão talvez nem tanto (perceba que sempre uso talvez ou nem sempre)


Para o nosso exemplo se procurarmos com as ferramenta do google por bolas ou melhor bolas de futebol porque somente bolas já é generalizar demais, claro que bola de futebol será uma forte palavra chave, mas como nosso intuito é focar na conversão e trazer visitantes realmente interessados no produto devemos utilizar neste caso: Bola Penalty xxx (lembrando xxx é o modelo da bola), bola xxx, penalty xxx, sempre utilizando o modelo do produto que é o foco de venda neste link patrocinado.


A idéia deste artigo consiste em pulverizar os anuncios segmentando o melhor possível cada um deles, porque caso contrário você me perguntaria: mas assim vão me achar muito pouco? Errado você criará diversos anúncios para seus produtos e somente verão o mesmo aquele que realmente esta interessado na compra, lembre sempre que o foco aqui é a conversão.



Qualquer dúvida estou a disposição, basta perguntar nos comentários

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