quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Novos Rumos para o Comércio C2C


O comércio C2C na internet (Consumer to Consumer) que é a forma de negócio entre um consumidor (pessoa física) para outra pessoa física, geralmente de produtos usados, esta forma de comércio virtual até os dias atuais foi ditado pelos sites de leilões que claro continua e vai continuar ainda muito forte, mesmo apesar da predominancia de empresas vendendo em sites de leilões descaracterizando um pouco este tipo de comércio. Temos os maiores exemplos o eBay (EUA) e o Mercado Livre (Brasil).


Com tudo com o amadurecimento das mídias sociais voltando-se também para negócios e não só para bate-papo e com as empresas de pagamentos on-line (ex. PagSeguro e PagamentoDigital) que permitem que uma pessoa física receba valores por cartões de crédito ou boleto bancário mediante o pagamento de uma taxa, a tendência é aos poucos o comércio entre estas pessoas que vendem produtos diretamente de suas casas iniciar suas negociações por seus "profiles" em comunidades virtuais através de diversos aplicativos para as mídias sociais. Como exemplo desse novo modelo temos aplicativos para orkut e facebook.


Então imagina a cena, em meu profile eu tenho fotos, vídeos, textos, etc... e também uma aba com os produtos que eu tenho em casa e que não uso mais para quem desejar comprar, bastando depois de ver minhas fotos e meus vídeos, clicar no produto e efetuar o pagamento que eu deste lado enviarei para residencia do mesmo após endereço confirmado. Não é interessante?, umas das vantagens é que estes negócios são realizados com sua "friend list", sendo assim a confiança inicial ja obtida de cara.


Bom, o mais importante deste post é notarmos que a internet foi, é e sempre será mutável, ela se transforma a cada dia e cabe a nós utilizarmos e criarmos ferramentas e métodos para aproveitar cada inovação que aparenta um canal de negócios na grande rede.

Nenhum comentário:

Feliz 2021

Fala pessoal, o blog ta parado, mas vamos deixar aqui o Feliz Ano Novo que 2021 seja excelente para todos. Sempre com Deus Não esqueçam d...